segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Um bocadinho de mim


-Não queres vir a um ensaio de teatro? Estão a precisar de uma rapariga e tu és capaz de ter jeito!

- Tsh eu? Não tas nada bem, eu não tenho coragem para subir a um palco com pessoasa olhar para mim! Nem penses!

- Marciana, se ontem tiveste coragem de enfrentar o Manuel Monteiro perante a escola toda,tambem a terás para subir a um palco.

Embora achando que a motivação para o debate com o MM tenha sido completamente diferente, na altura foi um bom empurrão e lá aceitei o convite.

Lá fui eu cheia de medos e vergonha (sim vergonha) para o ensaio, que só por si já era uma honra assistir e ver aquelas pessoas que admirava tanto.

Sentei-me num canto.
-Ei tu como te chamas?
-Marciana
-Marciana, sobe para o palco!

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Nunca mais tive vontade de descer do palco, entrei então na peça "Gota de mel" e durante semanasensaiava quase todos os dias à noite e aos fins de semana levavamos a peça às mais variadas localidades.

É magico, tudo era fantastico, as pessoas, os sitios, os palcos, os cheiros.

E, passados 3 meses de entrar no Teatro Construção, somos convocados para uma reúnião e dizem-nos que foi solicitada uma peça ao Teatro Construção que retratasse a vida e obra de Ana Plácido, esposa de Camilo Castelo Branco.

Apresentada a peça, a distribuição de papeis:


Ana Plácido será a marciana a representar!

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, estão doidos, eu???

Foram anos magnificos, passava fins de semana e noites dedicada ao teatro amador, criei e alimentei paixão pelo teatro. Trabalhei com mestres, Helder Costa, Maria do Ceu Guerra...

Mais tarde, convidaram-me para entrar no teatro profissional, era isso que queria, não havia duvidas, claro que aceito. Depois de meses a trabalhar sem receber 1 euro em troca e como não tinha pais ricosque me pudessem continuar a financiar a vida, desisti, desisti. Desisti do sonho, aquele sonho que dizem que todos temos um dia, eu já não tenho!

Hoje evito entrar numa sala de teatro. Faço mal. Desisti.

Tenho saudades dos cheiros, dos risos, dos chôros, dos abraços,do suor, do toque, das palmas, do orgulho...tenho muitas saudades! Mas desisti.....

4 comentários:

Vivian disse...

:'( ohh! Como desistir? Eu nunca desisto de um sonho, pá! Não faças isso, please.

Anónimo disse...

Os sonhos nunca fogem, estão sempre no mesmo sitio à nossa espera.
Mesmo de pernas cortadas, há que ter coragem para levantar...

Anónimo disse...

Não penses que desististes. Nem eu acredito nisso.
E sonha sempre! Nunca deixes de sonhar. Nunca!

Anónimo disse...

isso está é adormecido toca a acordar. nao dá para profissional dá para amador pelo menos isso.
ACORDA!!!!

susana