quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Lêr para envelhecer só mas feliz

Ontém a RTP passou uma entrevista com o marado do Miguel Esteves Cardoso, homem que me irrita profundamente com aqueles tiques medonhos, tenho de fazer um exercicio de abstração enorme para não lhes ligar nenhuma, mas como gosto de algumas coisas que diz e defende, lá me enrolei no cobertorzinho e no sofá a ouvi-lo.
Entre muitas outras coisas, ele disse algo impressionante; que se um dia fosse ditador obrigava as pessoas desde crianças a LÊR, a lêr muito, o que quer que seja, banda desenhada, romances baratos, jornais, qualquer coisa o que interessa é que lessem muito. E porquê? Porque segundo ele, ensina as pessoas a estarem sozinhas, a conseguirem estar sozinhas, evitando mais tarde montes de problemas e poupando nas contas de psiquiatria, não fosse esse o pior medo de todo o ser humano, ficar só, morrer só.
É uma máxima que para mim faz todo o sentido e uma solução bem agradavel até de se lutar contra esse medo, mas na realidade andamos sempre com tanta pressa que não queremos perder tempo a lêr e acabamos por deixar aquele livro para as férias e é tão bom lêr.
Outra bacorada dele foi: " Não se pode dar poder a um português ou ele solta um Hulk de dentro". Rais fôda o gajo!

6 comentários:

Vivian disse...

Eu ainda vou reservando algum tempo para a leitura, entre as quecas, evidentemente :D

PS: O blog está bem mais composto agora, pá! :)

Avelã disse...

Florença

nem te conto pareço uma tolinha a tentar descobrir as maravilhas deste blog, não me podia ter oferecido melhor prendinha! Beijo

Vivian disse...

Eu não te disse? Quem é amiga quem é? :D

Anónimo disse...

Não sei se a ler se consegue isso, mas que é um aspecto importantissimo concordo inteiramente.
Também acho que o blog, agora, está mais compostinho.
O link do blog da Mila é que lhe falta lá o 'blog' antes do 'com'.
http://aminhafamiliaeosoutrosanimais.com/
http://aminhafamiliaeosoutrosanimais.blog.com/
bjs

Avelã disse...

Il primo amore ai se não és tu o mundo não conheceria a mila, lol ;)

André disse...

Já percebi qual é o problema de não se conseguir comentar. Como tu mudaste para o blogger beta, há uma qualquer incompatibilidade entre o login neste novo e no antigo.
Desde que mudei - há 10 minutos atrás - já não tive problemas em comentar.
Quanto ao MEC...
Quando ele estava a falar dos livros e de aprender a estar sozinho, palavra de honra, pensei que me tinha lido os pensamentos.
Justamente, é o que eu sempre defendi e que sempre fez confusão a muito boa gente que não lê e...não sabe estar sozinha. Entram em pânico quando ficam sozinhos.
Obviamente que gosto muito de estar com os meus amigos ou então com uma gaja a...falar...mas nas memórias que guardo, desde pequeno, lembro-me de grandes momentos de felicidade em que estou sozinho e, ou com montes de livros de banda desenhada ou com um bom livro, como por exemplo o Drácula que já devo ter lido umas 10 vezes desde puto.