sexta-feira, 9 de março de 2007

Sim, sou gorda! E??


Acabadinha de chegar de um jantar com a minha mãe e algumas amigas (para, porque não, festejar o dia da mulher)sento-me no sofá e não consigo parar de pensar no que vi.

Estavamos sentadas a tomar um café quando de repente uma boa parte das pessoas que se encontravam no bar olham para a porta de entrada com ar de admiração. Volto-me também para a porta e que vejo? Uma miúda muito, muito alta, humilde, de feições carregadas, devo dizer que não era uma pessoa de facto bonita.À medida que a miuda passava as pessoas comentavam com risinhos irritantes, sentou-se num canto e minutos depois sai deixando atrás de si um grupo de marmanjos que descaradamente se riam e mandavam bocas em tom de gozo e maldade, ela sai cabisbaixa e desconfortável mas estranhamente familiarizada com esse tipo de atitude.
Presenciei a cena em silêncio e revoltei-me, a vontade que tive foi de me levantar e berrar contra todos; qual é o vosso problema? como é que têm coragem de gozar com alguém que não conhecem e de forma tão má?
E porquê?
Só porque a miúda era diferente daquilo que é considerado normal!

Caramba, porque raio é tão dificil aceitar as diferenças? Faço ideia do que é capaz de provocar um comentário e/ou atitude que tenhamos perante alguém que sabe muito bem que é diferente. Magoa, doi, fere, provoca sentimentos de inferioridade, tristeza, solidão, rouba o ego, intimida!
Quem és tu, quem sou eu para criticar o aspecto de alguem que nem conheço, que não me conhece? E que caralho é que isso me interessa se essa pessoa é alta, magra, gorda, mais feia, menos feia, preta, branca, vermelha....?

Devemos deixar o outro viver bem com ele próprio, deixar que se sinta bem quando sai de casa, deixar que seja mais um individuo no meio de tantos outros sem ser obrigado a ouvir comentários doentios e monstruosos.

Grito, grita:

Sim, sou gorda! E? Que tens tu a ver com isso? Sou como sou e o problema é só meu, cada um tem direito ao seu espaço neste mundo cão!

Revolta...

20 comentários:

Anónimo disse...

isso mete me um nojo.....que estupidez


cris

Hebitsukai disse...

Vivi um bocado com "gozos" desses a minha vida toda, não por ser gordo mas por ser baixo (ok...baixo e gordo ajudou a piorar a coisa)! É de facto muito cruel, principalmente nos tempos de escola em que começas a auto-excluir-te da sociedade só porque notas que a sociedade não te curte por seres diferente!! Isso acontece de uma certa idade até outra!! A idade da definição de carácter...a idade em que tu escolhes ser um homem ou um rato...que irá marcar-te pró resto da vida!! Depois da tempestade...vem a bonança...aquele tipo de bonança em que tu já te tás valentemente a cagar prás criticas...porque já ouviste tantas e tão diferentes...que basicamente dás até boas vindas a criticas e comentários novos que nunca ouviste e te ris deles como se nada fosse (mesmo sendo a coisa mais cruel)!!

A cena da gordura ser formosura...é falso! Ninguém me queira convencer de que uma pessoa gorda é muito linda e perfeita porque num é...bem como as magricelas escanzeladas a verem-se os cotos dos ossos a sairem da pele que não passa de uma pelicula é nojento!! Mas prefiro mil vezes uma gaja com xixinha...do que esse tipo de escanzeladas...porque ao menos têm o ke agarrar!! A bem da verdade as ninas de kem eu mais gostei nesta vida eram todas um bocado pró abastadas de corpo...e nem por isso me fez gostar menos delas!! Porque normalmente uma nina gordaluxa tem algo que muitas outras pindéricas "malhadinhas" num têm: paz de espirito...humildade...sinceridade...esperteza...sentido de humor...inteligência...and the list goes on!!

Vivian disse...

Tens razão miúda mas a sociedade está cheia de preconceitos sociais. Uma merda inultrapassável. Eu passo a vida a ser criticada pela Perni (uma amiga): tenho cu de bomba, tou gorda, sou um búfalo e tal mas nada disso me preocupa. Até me rio bastante à conta disto :). Há que levar a coisa na desportiva pois afinal temos é que nos sentir bem como somos e cagar para aquilo que os outros pensam / falam ;)

Unknown disse...

a garrafa de coca-cola tb se ri à brava do meu abdomen ;o)))

alfabeta disse...

É assim mesmo marciana.

André disse...

Concordo em absoluto contigo Marciana. E penso o mesmo, e sinto a mesma revolta, quando vejo algo do género a acontecer.
E Florença, existe uma grande diferença entre ser gozado "carinhosamente" por aqueles que gostam de nós e ser gozado por estranhos, e pior é quando se é gozado uma vida inteira.
Acho que quem passa por este género de humilhação numa base diária, perde sem dúvida alguma coisa do seu "eu"; é completamente desnudada do seu ego e auto-estima.
Eu nunca aceitarei que este comportamento seja uma coisa normal, talvez nas crianças mas nos adultos não...

Hebitsukai disse...

Ahh e esquecí-me de comentar outra coisa...

...dia da mulher...

Quer dizer...querem igualdade de direitos e deveres, né? Então porque não há um Dia do Homem???

Repudio este dia por principio de precisamente isso...igualdade...já que as mulheres não são mais ou menos que os homens pra terem direito a um "dia"!!

Anónimo disse...

Sr. Mitsukai, dia 3 de Novembro é o dia Mundial do Homem, antes de repudiar o que quer que seja deveria informar-se primeiro...

Calendário dos Direitos Humanos

http://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/portugal/calendariodh.pdf

Desta vez não é vitima do sistema...

MJV

Patrícia Sousa Cardoso disse...

Esse tipo de coisas tambem me irritam profundamente.
Devo confessar que nem sempre pensei assim, na minha adolescencia fui horrivel...gozava com as gordas ou mal vestidas...tenho imensos remorsos!
Muitas penso nisso e tenho imenso medo de ter provocado algum trauma em alguém. Estou tão arrependida :(

Avelã disse...

andré

percebeste na perfeição o que quis dizer.

Patricia

és mesmo ruim

Mitsukai

amigo, respira fundo e pensa em tomares um xanax, andas mesmo dificil, relax, beijo.

Patrícia Sousa Cardoso disse...

Epá ohhh Marciana...não sou, fui!!!

Hebitsukai disse...

MJV...

Poderá ser...mas houve-se falar disso na televisão?? Fazem reportagens sobre as "noites dos homens" com stripers femininas (casados ou solteiros...o que interessa é ter uma gaja no colo a abanar-lhe o pito à frente...tal como fazem as mulheres no dia delas)??

Num ouves pois não?...e tanto num ouves que eu não tinha conhecimento desse dia! O único que ouves falar é o da mulher!

Tal como a "ladies night" nas discotecas...num há "gentlemans night" pk??

É a isso que me refiro...desigualdade de critérios!! Pra umas coisas as mulheres querem ser iguais aos outros...pra outras já convém serem tratadas de forma especial!!

Marciana...no dia em que for contar com drogas pra me animar...é o dia que desisto de viver!

il primo disse...

É tudo uma questão de respeito.
a Patrícia já reconheceu isso, mas ainda anda aí muita gente com uma batata no lugar do cérebro.

Mitsukai, continuas com a razão.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O que interessa mesmo, é o que nós pensamos de nós mesmos...que te diz que se tivesses feito o tal comentário, não era a própria gorda a levar a mal ?

Ana Melita disse...

O Mundo é habitado por uma maioria de seres egoistas e egocentricos que nao sabem viver com a diferença! METE-M NOJO!

Nao se ouve falar no dia do Homem, porque ele já vence em todos os aspectos sociais e economicos face à mulher! Se deixarmos de dar importancia ao dia da Mulher vamos apagar as lutas que milhares de mulheres travaram ao longo dos tempos para actualmente terem igualdade de direitos! E mais, se deixarmos de dar enfase a esse dia, nao so apagamos as lutas, como damos aso a que essa igualdade nos seja retirada!

Ainda ha muitos entraves e muita discriminaçao relativamente a mulher!

Quanto às stripers e aos stripers, nao podemos generalizar! Ha quem se sinta bem a comemorar assim, e há que o faça simplesmente lembrando e nao deixando morrer os propositos da comemoração!

Fiquem bem!

alfabeta disse...

Vivam os gordos e os magros, o que interessa é o interior, prefiro ser amiga dum feio e gordo com bom sentido de humor e com bom íntimo do que um magro e muito bonito que não tem nada na cabeça.Por isso meus amigos é não ligar ao que dizem.

Hebitsukai disse...

Ana Melita...

...poupa-me de discursos pseudo-feministas!

Hoje em dia é muito mais fácil pra uma mulher chegar a algum lado (estudos mostram que as mulheres conseguem ter mais sucesso profissional do que os homens) às x's o que basta é mostrar um bom decote e uma minisaia...por isso esse discurso ultrapassado de "coitadinhas das mulheres" já não convence!!

Além disso...se um gajo casado, comprometido ou solteiro for a uma stripper é um porco, sacana, "os homens são todos iguais"!! Mas se uma mulher casada, comprometida ou solteira for a um stripper meter chantilly em cima do "instrumento" dele...e enfiar a cara no chantilly...já pode "porque é dia das mulheres"!!

Bahh!!

Carla disse...

isso só demonstra ignorância e má formação das pessoas, com muita maldade à mistura!!!!!!

gostei deste peqno achega às pessoas mesquinhas que por aí circulam!

Carla disse...

isso só demonstra ignorância e má formação das pessoas, com muita maldade à mistura!!!!!!

gostei deste peqno achega às pessoas mesquinhas que por aí circulam!