quarta-feira, 18 de abril de 2007

Agoniada


Hoje, estou triste!
Hoje, estou revoltada!
Hoje, não respiro bem de tão agoniada que estou!
Hoje, tenho vontade de fazer justiça com as minhas próprias mãos!

Ontem, fiquei a saber que uma amiga sofre de violência doméstica!
Ontem, tomei conhecimento do sofrimento de ela não poder ter uma identidade própria!
Ontem, mais uma vez me apercebi que quem vê caras não vê corações!
Ontem, chorei por ela!

Hoje, sinto-me frustrada, inutil... Quero ajudar, quero fazer alguma coisa!
Hoje, tenho vontade de aniquilar todos os filhos da puta cobardes que despejam as suas frustrações nas costas da/o sua companheira.
Quero que acabe de vez a violência fisica e psicológica!

A voçês que sofrem na pele, POR FAVOR, não permitam!


A ti, amiga, já chega!




13 comentários:

Vivian disse...

Eu até gostava de apanhar um desses filhos da puta, para ter o gosto de lhe cortar o piço durante a noite :/

Anónimo disse...

Não são nada fáceis, estas situações. E não vai lá dizendo à vítima para não permitir mais. Só quem nunca sofreu a sério é que pensa que isto vai lá com boa vontade e pensamentos encorajadores. Denunciem estas situações, existem prisões para os prevaricadores, apoiem as vítimas, encaminhem-nas para instituições de apoio, apoiem essas instituições.

André disse...

Esses palhaços são uns cobardes!!!

Avelã disse...

david
tens toda a razão.

Hebitsukai disse...

Cobardes ou não...a justiça tb não ajuda as vitimas!...já tive conhecimento de um caso bem mais grave que esse...e a própria pessoa chegou a um ponto que nem se atrevia a ir à policia fazer queixa...porque num adiantava nada!

Infelizmente este país é assim! Mas também já vi casos em que pessoas que meteram o bedelho...tiveram as suas vidas estragadas porque a gaja na altura em que devia agir e confirmar que era vítima de violência...ficou do lado do companheiro...ou seja...só lhe deu mais razões pra continuar a fazer o que fazia!!

Por isso...neste assunto realmente tou como o tolo em cima da ponte...num sei pra que lado me virar...porque se por um lado estou do lado das vítimas...por outro tb tou contra elas, porque num tomam atitudes vinculativas para se safarem!

Epah...à tua amiga...se ela quer mesmo que isso pare só tem uma coisa a fazer...deixar-se de merdas...fazer queixa...se isso não funcionar...pegar em 2 ou 3 amigos com caparro...e dar-lhe um enxerto de porrada de cada vez que ele lhe tocar com um dedo! Assim ele aprende! À força bruta, mas aprende!

Anónimo disse...

Epá, Mitsukai, concordo contigo q a justiça portuguesa n é a melhor, mas as coisas tb não são assim. Não é possível imaginar o q é q a violência faz a uma pessoa. É claro q se um gajo te der uma chapada, tu dás de volta, agora viveres todos os dias num clima de medo, de violência, de tortura. Cuidado, n é só dizer que ela tem q se deixar de merdas. Imagina o q passa pela cabeça de uma pessoa q é violentada e torturada. Se faz queixa à polícia e ele escapa-se, vai haver vingança, se chama uns amigos q lhe dão um enxerto, ele vinga-se. Podes pensar, "ah, mas ela leva na mesma", mas uma pessoa q sofre isto está mentalmente muito frágil, não tem a força mental normal, por isso, nao podemos pensar da mesma maneira. As vitimas precisam da nossa ajuda, da nossa força (que lhes foi roubada), n é dizer q se leva e n faz nada é pq gosta. Isto n é um assunto nada fácil de julgar.

Avelã disse...

david
mais uma vez, muito bem, gosto de te ler!

Conceição
seja benvinda e obrigada pelo poema

Hebitsukai disse...

David...concordo plenamente contigo...o que eu condeno é que quando lhes abrem as portas...quando estão dispostos a ajudar...há certas vítimas que de repente os maridos são as melhores pessoas do mundo...é contra essas que eu estou e é por causa dessas que a justiça não faz justiça às outras vítimas de violência!! Claro que não estou a dizer que é esse o caso da amiga dela...mas sim...estou a dizer que há casos desses que faz as pessoas pensar assim: "epah...eu até podia ajudar...mas pra ela depois ficar do lado do marido...nem meto a minha colher"!

Quanto à violência...há mtos tipos...mas a psicológica é francamente pior!!

Anónimo disse...

Mitsukai, basicamente concordamos um com o outro. A única coisa q eu discordo é qd dizes q "de repente os maridos são as melhores pessoas do mundo." O q faz as pessoas terem esta atitude é o medo, medo de represálias ainda piores. Porque tens razão, pior q a violência física é a violência psicológica. Geralmente só se fala dos maridos q batem nas mulheres, mas e as mulheres q batem nos maridos? É por elas serem mais fortes fisicamente? Nunca na vida. É por serem mais fortes psicologicamente, a vítima está completamente subjugada pelo medo.

E se calhar essas pessoas n denunciam os seus casos, pq olham à sua volta e n vêem uma justiça eficaz q afaste definitivamente os agressores, n vêem instituições q as apoiem e as suportem enquanto recuperam. Isto n vai lá só com boa vontade e caldos de galinha.

Anónimo disse...

Se as vitimas não se quiserem ajudar a si próprias, nada podemos fazer por elas... Tenho uma amiga nessas condições, já lhe ofereci abrigo pra ela e pros filhos, encaminharia-a para APAV que ajudam estas pessoas a recomeçar uma nova vida, mas mesmo assim ela continua com a mesma vida... Acredito que muitas vitimas se sintam e estejam realmente abandonadas de amigos, porque os prevaricadores tendem a "aprisionar" as suas vitimas, e neste caso lhes seja mais dificil tomar uma decisão. Mas a todas as vitimas de abusos, por favor lutem, não têm mais nada a perder do que o que já perderam, lutem e deixem-se ajudar pelos verdadeiros amigos ou pelas instituições capacitadas. A APAV faz coisas fantasticas por estas pessoas... Ajudem-se e deixem-se ajudar...

Anónimo disse...

As piores violências são as psicológicas.

alfabeta disse...

O pior doente é aquele que não aceita a doença e haje como se fossem os outros os doentes.

Cusca disse...

E as violencias psicologicas? As vezes magoam muito mais.